Especialistas com o compromisso de potencializar o impacto da economia digital se reuniram no 2º Encontro Nacional de Gestores de Games de 2024, em Brasília (DF), nos dias 11 e 12 de Novembro. Gestores de projetos de Games do Sebrae e representantes de associações de desenvolvedores de jogos eletrônicos alinharam estratégias e trocaram experiências com foco em fortalecer o setor de games no Brasil.
A primeira parte do encontro contou com uma apresentação detalhada sobre o status atual do Setorial Games, mostrando avanços nos projetos de capacitação, acesso a mercados e formalização de empresas de games. Em sua fala, Eúde Cornélio, gestor do segmento de tecnologia e games na Unidade de Competitividade (UCOMP), destacou o papel do Sebrae na “construção de uma base forte para o setor”, enfatizando que a instituição busca não só a formalização de estúdios, mas também a capacitação dos empreendedores para que se fortaleçam no mercado nacional e internacional.
Ainda durante a manhã, gestores de Alagoas, Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo compartilharam experiências e resultados locais, enriquecendo a discussão com perspectivas regionais sobre os desafios do setor. Eles relataram iniciativas em andamento, como trilhas de aceleração, parcerias com universidades e eventos voltados ao setor, como game jams e hackathons. Essas ações têm sido fundamentais para atrair novos talentos, estruturar o ecossistema de games e aproximar o Sebrae das necessidades dos desenvolvedores e empreendedores.
Em um esforço para aumentar a visibilidade da marca Sebrae no setor de games, algumas unidades estaduais desenvolveram identidades visuais específicas, como o programa “Next Sebrae”, no Amazonas, e o “Crie Games”, solução desenvolvida pelo Polo de Referência em Economia Criativa, em São Paulo. Essas iniciativas são estratégicas para conectar o Sebrae a um público jovem e familiarizado com as novas tendências tecnológicas, reforçando o compromisso da instituição em promover o setor de economia criativa e diversificar sua atuação.
O encontro também contou com a participação de líderes de associações de desenvolvedores de games de diversos estados do país, para alinhamento de expectativas por parte das associações sobre frentes a serem trabalhadas em 2025, dentre elas a melhoria na Governança, Capacitações e Políticas Públicas. Como desdobramento, será construído um acordo de cooperação técnica entre o Sebrae e a Abragames, para execução de ações em 2025.
O evento também contou com a presença de autoridades do governo federal, como Ministério da Cultura e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), bem como da Abragames - Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais Eletrônicos e das associações regionais promovendo, assim, a articulação de políticas para o crescimento do setor de games no Brasil. A programação continua até amanhã (12) com a Oficina de Construção do Plano de Trabalho para o Acordo de Cooperação Técnica com as Entidades Nacionais de Games.
Com informações de Anajú Tolentino, da Conexão Sebrae.
コメント